Páginas

06/07/2010

Grão Curioso: 10 Curiosidades sobre Baratas



As baratas... aqueles seres mesmo nojentos que muitas vezes andam pela sua casa...
Elas não têm nenhuma função útil para a natureza, a não ser provocar histeria em mulheres e comer os restos de comida.
E algumas, ainda por cima têm asas... Ainda ontem apareceu-me uma na casa de banho que era "voadora"... Só tive tempo de correr e gritar até alguém chegar para a matar xD


Leiam 10 curiosidades sobre as baratas:



  1. Se alguma vez vir uma barata durante o dia... telefone rapidamente para o senhor da desinfestação. Durante o dia, é suposto as baratas se recolherem em locais seguros (ou seja, em locais onde você não as pode matar com o chinelo), e se estão em actividade quando há claridade significa que há tantas baratas, mas tantas baratas que já não há esconderijos para todas.
  2. Elas são muito rápidas e têm muito reflexo. Isto deve-se em grande parte a 2 pelinhos que elas têm no rabo que se chamam cercis, detectando movimentações de ar que poderão ser possíveis ameaças (Você e o seu chinelo ou revista enrolada).
  3. Elas têm uma excelente visão nocturna, pois a sua actividade, dá-se durante a noite. 
  4. Elas têm uma boa audição, conseguindo ouvir até os passos de outra barata (e os gritos das mulheres).
  5.  As baratas podem roer os seus lábios, enquanto você dorme á procura de restos de comida, podendo deixar lá vários tipos de doenças como: peste, febre tifóide, cólera, poliomielite, de um tipo de herpes e vários tipos de conjuntivite. Está assustado? Então lave muito bem os dentes.
  6. TASH! Matas-te a barata, e ela deixou para trás uma gosma nojenta e branca. O que é isto? Gordura para ela se poder alimentar quando falta a comida e dezenas de ovos de baratinhas bebés, que podem nascer mesmo a mãe estando morta.
  7. Uma fêmea, em apenas 150 dias de vida, pode reproduzir 320 baratas. Piores do que os coelhos!
  8. Conseguem ficar 1 mês sem se alimentarem.
  9. Podem viver vários dias sem cabeça, pois as suas estruturas vitais estão no abdómen. O que passa a coordenar os movimentos, é um gânglio nervoso situado no tórax. As suas células, como são sensíveis á luz, permitem que ela fuja para locais escuros. Como a matar? Com aerossóis e outros produtos líquidos para as baratas de esgoto (Periplaneta Americana) e produtos em gel para as Baratas de Cozinha (Blattella Germanica).
  10. Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. O resto vive na natureza, em todo o tipo de ambiente: de desertos a florestas tropicais. A única coisa que elas odeiam é o frio intenso. Mas mesmo que viva num local onde faça um frio dos horrores, elas aparecerão, num tipo de barata mais pequena, para se aquecerem na sua casinha com aquecedor e lareira. A solução para nunca mais as ver? Fuja para as colinas!
Z Magazine

Sem comentários:

Estatistícas